Construção de Molde Base de Saia

Medidas Necessárias:
Circunferências:
(a) Cintura
(b) Cintura Baixa
(c) Quadril
Alturas:
(d) da Cintura até a Barra (Comprimento da Saia)
(e) da Cintura até o Quadril
(f) da Cintura até a Cintura Baixa (medida importante mesmo a quem não for usar cintura baixa, pois serve de base para se ter um melhor contorno do corpo no traçado)

Material Necessário:
Papel Manilha ou Pardo (Papel de Molde)
Caneta ou Lápis
Régua de 60cm
Régua Curva Flexível


Desenho - Parte da Frente
O molde a ser traçado corresponde a metade da parte da frente da saia.

Forme um retângulo ABCD sendo: AB = CD = ¼ da medida do Quadril (c) e AC = BD = medida do Comprimento da Saia (d).
Marque EF com linha tracejada, sendo AE = BF = altura do Quadril (e) e marque GH com linha tracejada, sendo AG = BH = altura da Cintura Baixa (f).
Agora marque o ponto K sendo AK = ¼ da medida da cintura (a) e o ponto I sendo GI = ¼ da medida da Cintura Baixa (b).

Para que a saia tenha um bom caimento no corpo será necessário fazer dois ajustes:
Um será o desenho da cintura, que deverá ser arredondado, para isso deslocaremos o ponto A para baixo com 1.5cm (alguns indicam de 1 a 2cm e sempre maior na parte das costas) formando o ponto J.
O outro é a pence, que terá 3cm de largura (alguns indicam de 1 a 3cm). Quando a pence for fechada, a linha da cintura diminuirá esses 3cm, para isso iremos deslocar o ponto K, 3cm para a direita formando o ponto L e para formar a pence dividiremos o segmento AL ao meio, marcando o ponto M, que é o meio da pence. Em seguida marcaremos metade da largura da pence para cada lado, neste caso, marcaremos 1.5cm para cada lado, formando N e O. Iremos usar 10cm de altura para a pence (alguns indicam de 8 a 12cm) achando o ponto P. Marque MP com linha tracejada, e una NP e OP.
Agora iremos traçar o contorno de toda a saia, unindo JL com uma linha arredondada como mostra a figura e KF passando por I, formando a curva natural do corpo. Use a curva formada em KIF para traçar LF.
O Molde Base da parte da frente da Saia está em JLFDC...J.

Para formar a cintura baixa, basta achar J' a partir de 1.5cm abaixo de G, e traçar a linha arredondada J'I. No caso de saia com cintura baixa não será necessário fazer a pence.

- - - -



Desenho - Parte das Costas
O molde a ser traçado corresponde a metade da parte das costas da saia.

Para traçar o molde da parte das costas, iremos seguir os mesmos passos do molde da parte da frente, modificando apenas a altura da pence e o traçado de JC ou J'C, para cintura baixa.

A altura da pence na parte das costas deverá ser de 15cm (alguns indicam de 12 a 15cm).
O traçado de JC (leia J' para cintura baixa) irá considerar a curva do bumbum, ao olhar a pessoa de perfil. Para isso a partir de J marcaremos de 0.5cm a 1cm em JL (ou J'I). Quanto maior o bumbum, maior deverá ser essa medida. E faremos o mesmo a partir de C em CD, agora usando de 1 a 2cm.
Em seguida basta unir os novos pontos deslocados, J ou J' e C em direção a E, de forma arredondada e deixando a linha morrer próximo a E.



Nota: Alguns ensinam que se deve deslocar a linha da costura para as costas para efeito estético e visual da parte da frente. Neste caso eles ensinam a traçar o molde da parte da frente somando a AB mais 1cm ou 2cm e subtraindo este valor de AB na parte das costas.

Fonte
Curso Básico de Corte e Costura - Prof. Célia - Prefeitura de Guaratinguetá
Molde de Saia Básica Reta - Blog Fazedora de Artes por Claudia Lemos
O Grande Livro da Costura - Seleções do Reader´s Digest


Olá! Depois de tanto consumir informações e dicas da internet, e das meninas que compartilham seus conhecimentos, achei legal (e muito justo) colocar aqui, depois de muito teste com tecido, o jeito mais detalhado de se construir um molde base de saia para que ela fique bem certinha no corpo e que serve depois pra construir todos os outros modelos de saia que a criatividade possa imaginar.

4 comentários:

ivonete Gonçalves disse...

Eu adorei, vc tenhe mais dica de modelagem de blusa, vestido , saia e outro modelagem .beijo abençoada

Ligia disse...

Que coisa linda o teu blog. Acho que desta vez acerto fazer uma saia (para gordinha) Obrigada por dividir conosco tanta coisa útil. Amei... Bjs.

luisa bidoia disse...

ola parabéns pelas modelagens são perfeitas ...poste tbm a modelagem da manga...bjos com carinho luisa bidoia

luisa bidoia disse...

ola parabéns pelas modelagens são perfeitas ...poste tbm a modelagem da manga...bjos com carinho luisa bidoia

Bem Vindos!

Pessoal! É permitido que vc distribua e compartilhe o conteúdo desse blog, assim como as fotos, desde que não tenha fins lucrativos e que vc dê os créditos ao autor original!


"Perfeição é o Equlíbrio entre o Bem e o Mal"
por DriM